Nestes tempos de corona-vírus, quando chegam até nós notícias assustadoras da expansão da doença, se observam movimentos entre as pessoas que tem fé, no sentido de rezarem junto. Através do rádio, da televisão ou das redes sociais as pessoas se reúnem e formando grupos, elevam suas preces pedindo proteção divina.
REZANDO JUNTO.
E isto me faz recordar um fenômeno que ocorria no passado desencadeado pelo rádio e que bem demonstra a existência do sentimento de fé do nosso povo. Falamos de um programa de rádio que ia ao ar diariamente as seis horas da tarde pela PRB-7 Rádio Tamoio, denominado A Oração da Ave Maria e que foi ao ar pela primeira vez em 1949.
Julio Louzada,
além da Oração da Ave Maria produzia outros programas.
Todos de cunho religioso.
Julio Louzada:
quatro décadas líder de audiência no rádio
Quem produzia e apresentava era Julio Louzada,locutor de rádio e também radioator, que passou para os quadros de produtores da emissora. No início era uma experiência, mas quando foi ao ar, alcançou de imediato um sucesso de audiência tão grande que permaneceu décadas transformando-se em um fenômeno no rádio brasileiro.
Seis horas da tarde: No ar a Oração da Ave Maria!
Seis horas da tarde: No ar a Oração da Ave Maria!
E era assim:de segunda a sexta-feira,
pontualmente às 6 da tarde, na hora do
Ângelus,Louzada abria o programa e por 10 minutos falava coisas bonitas, elevadas e enaltecedoras, ao som da Ave Maria orquestrada
em fundo.
Eram feitas também intenções e pedidos. Os ouvintes mandavam cartas com intercessões a alguns santos. Havia ouvintes que costumavam colocar um copo dágua ao lado do rádio. Essa água, considerada abençoada, era ingerida aos poucos no restante da noite até ser substituída por outra, no dia seguinte.
O Brasil parecia parar na hora da Ave Maria. Caminhando certa vez, pelo Centro do Rio de Janeiro, ao passar pela porta de uma grande loja de eletro-domésticos na rua Uruguaiana, onde um potente rádio estava sintonizado no programa, testemunhei as pessoas pararem na porta da loja e ficarem em oração. Terminada a oração à Maria, retomaram a caminhada. Incrível a força do rádio naqueles tempos!
O velho rádio agregando as pessoas na hora do Angelus
O velho rádio agregando as pessoas na hora do Angelus
Louzada tinha uma forte e bela
voz. Seu improviso era perfeito. Um
homem simples e culto. Passava sinceridade, credibilidade, daí, possivelmente, a explicação
para seu enorme sucesso.
“Nesta hora em que todos nós nos reunimos, eu deste microfone amigo e
você do recesso sacrossanto do seu lar” ...
...empregados, comerciantes, funcionários, reclusos e você no seu leito
de dor, vamos todos rezar, a oração da Ave Maria”!
E ele rezava a Ave Maria já agora tendo ao
fundo a Ave Maria de Gounod cantada
pelo lendário Enrico Caruso. A melodia era executada por inteiro.O programa todo durava 15 minutos e era patrocinado por um remédio muito popular na época: Hepatina Nossa Senhora da Penha.
O medicamento era tão popular
que editava um almanaque todos os anos.
'EU DISSE: HEPATINA NOSSA SENHORA DA PENHA"
O locutor, após falar da eficácia do medicamento, concluía dizendo: Amigo ouvinte, para os males do fígado eu recomendo: Tome Hepatina Nossa Senhora da Penha. Eu disse: Hepatina |Nossa Senhora da Penha!
Conta-se que certa vez o locutor que lia o comercial não se apresentou no estúdio. Para resolver o problema de emergência, foi pego um locutor improvisado de última hora. Assustado o rapaz leu o comercial que foi para o ar assim:
Amigo ouvinte, para os males do fígado eu recomendo: Tome Hepatina Nossa Senhora da Penha. Eu disse Hepatina?? |Nossa Senhora da Penha!
Conta-se que certa vez o locutor que lia o comercial não se apresentou no estúdio. Para resolver o problema de emergência, foi pego um locutor improvisado de última hora. Assustado o rapaz leu o comercial que foi para o ar assim:
Amigo ouvinte, para os males do fígado eu recomendo: Tome Hepatina Nossa Senhora da Penha. Eu disse Hepatina?? |Nossa Senhora da Penha!
O CIDADÃO JULIO LOUZADA
O programa de rádio proporcionou a Louzada tanto prestígio que ele se elegeu vereador pelo Rio de Janeiro por dois mandatos. Homem discreto e admirado por seus colegas. Casou-se com Silvia Martins Emílio no dia 21 de setembro de 1950 na Igreja de São Francisco de Paula que recebeu enorme quantidade de admiradores do radialista. O casal teve dois filhos: Kátia e Silvio Julio e foram morar em uma confortável casa no bairro do Rocha, subúrbio do Rio de Janeiro. Louzada morreu no Rio no dia 27 de agosto de 1993 aos 79 anos.
Casamento de Louzada e Silvia:
Reportagem da Revista do Rádio de setembro de 1950
O apresentador
e o sino da Igreja de São José
Revista do Rádio, anos 50:
Vida em família e o filho Silvio Julio.
Pouco depois do lançamento da Oração da Ave Maria pela Tamoio do Rio,por todo o Brasil,começaram a surgir centenas de imitadores. Logo, logo, praticamente todas as emissoras de rádio do Brasil tinham a sua Oração da Ave Maria. Mas nenhum desses programas alcançou prestígio e sucesso como o da Rádio Tamoio sendo que depois o programa migrou para a Rádio Tupi pertencente à mesma Rede Associada. Em 1981 o veterano Louzada se apresentava no Programa Paulo Lopes e era campeão no horário das 6 da tarde segundo o Ibope. A Oração da Ave Maria completava 32 anos e chegou a ficar quatro décadas no ar!
Anos 80:
Super Tupi AM liderança no ar às tardes
OUTRA AVE MARIA DE SUCESSO.
A Rádio Clube do Brasil, no mesmo horário, transmitia Meditação, Evocação da Ave Maria conduzida por Geraldo de Aquino, que foi ao ar pela primeira vez no dia 1 de novembro de 1948, um ano antes, portanto da Tamoio.
Geraldo de Aquino:
dedicação e arrojo para os espiritas terem a sua rádio
A Ave Maria de Bonaventura Somma era o fundo musical para as preces de Geraldo de Aquino. O programa era ouvido pelos espíritas permanecendo no ar por décadas. Seu anunciante fiel era A Casa Nascimento, loja situada na rua Clarimundo de Melo no bairro do Encantado, Zona Norte do Rio de Janeiro. A dedicação e o arrojo de Geraldo de Aquino fez com que anos mais tarde os espíritas tivessem, sim, sua própria emissora: a Rádio Rio de Janeiro, chamada de Emissora da Fraternidade, no ar até hoje.
Ao microfone ele rezava a Ave Maria e em seguida a Prece de Cáritas. E os espíritas, sintonizados no programa, em torno do rádio acompanhavam.
Geraldo de Aquino morreu no Rio de Janeiro, aos 72 anos. Seu coração não resistiu à angústia com os compromissos financeiros que assumiu para concretizar o sonho dos espíritas de possuírem sua emissora de rádio. Foi um bravo!
AVE MARIA NA RÁDIO JORNAL DO BRASIL- AM
Chamo a atenção de todos, que me refiro à JB-AM e não à FM dos dias de hoje. A Rádio Jornal do Brasil era presidida pela Condessa Pereira Carneiro, cujo nome completo era Maurina Dunshee de Abranches de Moura. Nascida em Icaraí, bairro de Niterói, Rio de Janeiro, a Condessa, como era conhecida, era filha de João Dunshee de Abranches de Moura, poeta, jornalista e politico maranhense. Pois ele era o autor da linda Ave Maria que a emissora colocava no ar todas as tardes-noites. Momento em que, além dos ouvintes poderem fazer sua oração, a Condessa reverenciava seu pai.
Condessa Pereira Carneiro
proprietária do Jornal do Brasil e da Rádio Jornal do Brasil AM
ícones da comunicação que se perderam no tempo.
O tempo passa. Os tempos mudam. Ontem o rádio, hoje a televisão e a Internet.Mas seguem a fé e a devoção. Na alegria e na tristeza, na saúde e na doença o Brasil continua rezando junto.
E então, gostou desta postagem? Mande seus comentários!
Quer saber mais? Leia meu livro.
Meu objetivo é preservar a memória do velho rádio
Até breve, amigos!
Compartilho sempre a riqueza do texto desse autor Roberto Salvador, linguagem Clara que faz o leitor voltar ao passado com precisao.
ResponderExcluirParabens Roberto Salvador...
Obrigado por suas palavras tão gentis e estimulantes. Grande abraço!
ExcluirParabéns, Roberto, por sua dedicação ao rádio brasileiro e a sua brilhante atuação na Rádio Nacional. Parabéns também pelo seu livro, que deveria ser lido por todos os que admiram a arte.
ResponderExcluirMaravilha! Estou feliz com teu comentário! Muito obrigado!
ExcluirParabéns pela bela matéria, Roberto. Quando jovem parei muito para escutar a hora da Ave Maria do Louzada.
ResponderExcluirOlá amigo! Fico feliz com tuas palavras gentis. Realmente você viveu essa época! Continue prestigiando nosso blog.Abraços!
ExcluirInspirei todo meu programa na Rádio Revolução, com alguns itens novos, abordando também temas holísticos e músicas New age, nessa programação da Ave Maria. Mantendo sempre um tom respeitoso e profundo na hora de nossas orações, de variadas crenças religiosas. Muito obrigado!
ResponderExcluirObrigado amigo por se inspirar em meu blog para a produção de teu programa na Rádio Revolução. Te desejo sucesso, companheiro!
ExcluirOuvi muito o programa do Júlio Louzada. Ouvi muito a JB AM. O país mudou muito, mudamos todos.
ResponderExcluirEsses tempos deixaram saudades! Obrigado por teu precioso comentário!
ResponderExcluirAcho que a Ave Maria era cantada pelo Benamino Gigli e não pelo Caruso.
ResponderExcluirOk! Bela observação. Vou conferir! Obrigado e grande abraço!
ResponderExcluirA hora do Angelus com a Ave Maria e a voz de Júlio Louzada lembram minha infância, quando minha mãe me chamava pra ouvir o rádio e contemplar a oração. Que viagem no tempo! Parabéns pelo blog.
ResponderExcluirObrigado, Carlos Eduardo! Muita gente viveu essa recordação!Grande abraço!
ResponderExcluir