terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

VAMOS PULAR CARNAVAL? UM POUCO DAS MARCHINHAS QUE TOCAVAM NO RÁDIO

Roberto Salvador

O CARNAVAL E ORIGEM DAS MARCHINHAS DE CARNAVAL
A história do carnaval no Brasil iniciou-se no Período Colonial. Uma das primeiras manifestações carnavalescas foi o entrudo, uma festa de origem portuguesa que, na colônia, era praticada pelos escravos. Estes saíam pelas ruas com seus rostos pintados, jogando farinha e bolinhas de água de cheiro nas pessoas. Tais bolinhas nem sempre eram cheirosas. O entrudo era considerado ainda uma prática violenta e ofensiva, em razão dos ataques às pessoas, mas era bastante popular.

Isso pode explicar o fato de as famílias mais abastadas não comemorarem com os escravos, ficando em suas casas. Porém, nesse espaço, havia brincadeiras, e as jovens moças das famílias de reputação ficavam nas janelas jogando águas nos transeuntes.
Por volta de meados do século XIX, no Rio de Janeiro, a prática do entrudo passou a ser criminalizada, principalmente após uma campanha contra a manifestação popular veiculada pela imprensa. 



Enquanto o entrudo era reprimido nas ruas, a elite do Império criava os bailes de carnaval em clubes e teatros. No entrudo, não havia músicas, ao contrário dos bailes da capital imperial, onde eram tocadas principalmente as polcas.
A elite do Rio de Janeiro criaria ainda as sociedades, cuja primeira foi o Congresso das Sumidades Carnavalescas, que passou a desfilar nas ruas da cidade. Enquanto o entrudo era reprimido, a alta sociedade imperial tentava tomar as ruas.

CORDÕES, RANCHOS E  MARCHINHAS
Todavia, as camadas populares não desistiram de suas práticas carnavalescas. No final do século XIX, buscando adaptarem-se às tentativas de disciplinamento policial, foram criados os cordões e ranchos. Os primeiros incluíam a utilização da estética das procissões religiosas com manifestações populares, como a capoeira e os zé-pereiras, tocadores de grandes bumbos. Os ranchos eram cortejos praticados principalmente pelas pessoas de origem rural.



E SURGEM AS PRIMEIRAS MARCHINHAS DE CARNAVAL!

As marchinhas de carnaval surgiram também no século XIX, e o nome originário mais conhecido é o de Chiquinha Gonzaga, bem como sua música O Abre-alas. O samba somente surgiria por volta da década de 1910, com a música Pelo Telefone, de Donga e Mauro de Almeida, tornando-se ao longo do tempo o legítimo representante musical do carnaval.
Ó abre alas
Maestrina Chiquinha Gonzaga:
 grande pioneira de nossa música.


Há cerca de 100 anos, a anarquia musical imperava no carnaval. Ritmos europeus (como a polca e os "zé-pereiras", tocadores de bumbo da tradição portuguesa) misturavam-se pelas ruas do Rio de Janeiro com valsas, cantigas de roda, hinos e quadrinhas musicadas na hora. Em suma, dançava-se e cantava-se qualquer coisa. Ao menos um hino essas festas populares já possuíam: Ó Abre Alas, composta pela maestrina Chiquinha Gonzaga em 1899. Era uma marcha-rancho (de andamento lento), que mais tarde foi considerada nossa primeira canção foliã. Chiquinha abria a tradição de músicas dedicadas exclusivamente ao carnaval.
Chiquinha Gonzaga

Novos gêneros não demoraram a surgir. Pelo Telefone (1917), de Ernesto dos Santos, o Donga, inaugurou a designação "samba", assim como O Pé de Anjo, de Sinhô, e Pois não, de Eduardo Souto e Filomeno Ribeiro, lançaram em 1920 as primeiras marchinhas. Elas já nasceram sazonais. Eram esquecidas durante o ano, mas tinham seu lugar garantido nos dias de folia.

AS MARCHAS RANCHO.
Em meados de 1893 surgiram os ranchos, música produzida por grupos de instrumentistas, predominantemente de sopro, das chamadas “orquestras” dos ranchos carnavalescos cariocas, com ritmo mais dolente que o das marchas comuns e maior desenvolvimento da parte melódica. Depois, esse ritmo passa a ser composto por autores profissionais com a indicação de marcha de rancho, figurando como mais antigo exemplo conhecido dessa feição musical.



   RÁDIO: A GRANDE CONTRIBUIÇÃO  PARA AS MARCHINHAS

O auge da marchinha coincide com a época de ouro  do rádio, entre as décadas de 1930 e 1960, antes que a televisão começasse gradualmente a ocupar espaço na criação de modas e tendências associadas à música. Ela exprime o espírito do carnaval de rua, que vive das mil e uma marchinhas que todo folião sabe de cor desde a infância e é capaz de cantar enquanto pula no asfalto, batendo numa lata.

Carnaval motorizado no centro do Rio


Surgem os grupos de carnavalescos fantasiados


                                          Brincar no bonde:
              barato e divertido, sempre ao som das marchinhas


A marchinha é a trilha sonora do carnaval sem altas produções, com pouca grana, o carnaval que qualquer joão-ninguém pode brincar. O que nunca impediu, é claro, que ela fosse tocada pelas orquestras e cantada em coro pelos foliões do carnaval de clube, uma tradição que ainda resiste heroicamente. As orquestras dos clubes fechados foram tão importantes quanto as rádios para fazer das marchinhas a trilha sonora mais popular em todos os carnavais.


 O ESPÍRITO DAS MARCHINHAS.

 Letras  irreverentes, cheias de duplo sentido e malícia onde o politicamente correto passava longe. Hoje, certamente, seus autores poderiam responder a processo.
Fantasia de "nega maluca": 
sucesso nos anos 50.


Alegres e fáceis de aprender, marchinhas exprimem espírito das festas populares ao  mesmo tempo que fazem crônicas breves de seu tempo.

Brincar o carnaval exigia equilíbrio. 
Pelo menos para este folião


Uma boa marchinha carnavalesca deve ter uma melodia alegre de cantar e fácil de memorizar; e uma letra divertida, que diga coisas engraçadas mesmo que não façam muito sentido. Numa descrição tão vaga cabem muitos modelos, inclusive alguns que desobedecem a algum item específico dessa lista. Há marchinhas tristonhas,  por exemplo. A chamada marcha-rancho reproduz em seu ritmo arrastado uma sensação que pode ir da nostalgia ao desalento. Existem marchinhas com letras meramente descritivas e outras que soam de um modo totalmente sem sentido.
Uma das mais famosas marchas-rancho de todos os tempos foi As Pastorinhas

Noel Rosa compôs As Pastorinhas em parceria com ...


...João de Barro, o Braguinha 
autor de mais de 400 gravações


ALGUMAS MARCHINHAS DE CARNAVAL FAMOSAS
]A marchinha carnavalesca é curta. Em geral tem uma estrutura que consta de uma primeira parte, segunda parte e refrão, além de uma frase musical, sempre instrumental característica e capaz de evocá-la instantaneamente.

A marchinha faz a crônica dos fatos do momento, das novidades, das modas, de tudo que atrai a atenção do povo. Assunto que gera manchete é assunto que gera marchinha. A marchinha era como um cartum, uma maneira rápida e vívida de cristalizar um aspecto engraçado ou paradoxal de uma situação qualquer.

VAMOS RECORDAR ALGUMAS?

Anjos do Inferno:
 sucesso com "E o cordão dos puxa-sacos"



“Lá vem o cordão dos puxa-sacos dando vivas aos seus maiorais… Quem está na frente é passado pra trás, e o cordão dos puxa-sacos cada vez aumenta mais!” (Cordão dos Puxa-sacos, de Roberto Martins e Eratóstenes Frazão, 1946)


Blecaute: Você conhece o pedreiro Waldemar?


“Você conhece o pedreiro Waldemar? Se não conhece, pois eu vou lhe apresentar: de madrugada toma o trem da circular, faz tanta casa e não tem casa pra morar.” (Pedreiro Waldemar, de Roberto Martins e Wilson Batista, 1949)

Personagens pitorescos, figuras públicas, tipos populares, tudo isto fornece material para marchinhas que captam o olhar do povo sobre as novidades que o mundo lhe apresenta. Olhar conservador, olhar irreverente, olhar simpático ou desconfiado com novas maneiras de ser, com novas atitudes, novas formas de comportamento.


Jorge Goulart: campeão de vários carnavais


“Olha a cabeleira do Zezé… Será que ele é? Será que ele é?” (Cabeleira do Zezé, de João Roberto Kelly e Roberto Faissal, 1964 Jorge Goulart)

Não se deve pensar, porém, que a marchinha é uma espécie de jornalismo musicado. As letras são muito curtas, e o espaço dos versos tem de ser repartido com os refrões, que muitas vezes não passam de onomatopeias – agregados de sílabas boas de cantar, mas que não têm nenhum significado literal. O folião de carnaval parece gostar de letras com algo de exótico, de pitoresco, mas não levado muito a sério, como nas inúmeras marchinhas ambientadas em outros países, em outras culturas, e reduzindo tudo à poética lúdica de suas letras.

“Eu fui às touradas em Madri, pararati bum, bum, bum… E quase não volto mais aqui, pra ver Peri, beijar Ceci.” (Touradas em Madri, de João de Barro e Alberto Ribeiro, 1938)

    Carlos Galhardo ganhou vários carnavais, inclusive o de 1941                                                         com Alla-la-ô

“Atravessando o deserto do Saara, o sol estava quente, queimou a nossa cara… Allah-la-ô, ôôô, ôôô… Mas que calor, ôôô, ôôô…” (Allah-la-ô, de Nássara e Haroldo Lobo, 1941)

A mulher é um tema constante nessas músicas, feitas de propósito para o canto de uma multidão, num clima de euforia de verão onde ninguém é de ninguém. Mulheres de todos os tipos já foram musas de marchinhas: a fiel, a sapeca, a trabalhadora, a mulher fatal, a esposa paciente, a namorada esfuziante. Em três anos sucessivos, o carnaval carioca homenageou a mulata (O Teu Cabelo não Nega, de Lamartine Babo e Irmãos Valença, 1932), a morena (Linda Morena, de Lamartine Babo, 1933) e a loura (Linda Lourinha, de João de Barro, 1934.
A dupla Castro Barbosa e Lauro Borges, fazia o famoso PRK30.
Mas Castro Barbosa também cantava e gravou "O teu cabelo não nega"


Há muitas marchinhas celebrando a mulher diferente, desinibida, que atrai os olhos de todos os homens à sua passagem; talvez porque seja assim que muitas mulheres querem se sentir no carnaval, e os compositores fazem o que podem para que isso aconteça. Versos sobre mulheres namoradeiras, não convencionais, são mais aceitos dentro da leveza de tom de uma marchinha carnavalesca.


Emilinha Borba campeã de inúmeros carnavais

Radialistas de respeito ao microfone da Rádio Nacional:
Emilinha, Celso Guimarães, Marlene e Manuel Barcelos



“Chiquita Bacana lá da Martinica se veste numa casca de banana nanica.” (Chiquita Bacana, de Alberto Ribeiro e João de Barro, 1949-Emilinha Borba)

“Maria Escandalosa desde criança sempre deu alteração; na escola não dava bola, só aprendia o que não era da lição. (…) Hoje ela não sabe nada de História, de Geografia; mas seu corpo de sereia dá aulas de anatomia.” Maria Escandalosa, de Klecius Caldas e Armando Cavalcanti, carnaval de 1955 . Mais um sucesso de Blecaute


Se a Barra da Tijuca era assim em 1960, imagine quando foi feita a marchinha, Com jeito vai em 1957?


Os anos 1950 foram uma época conservadora nos costumes, mas também de uma euforia modernizante generalizada, inclusive nos costumes. Daí os conselhos prudentes de João de Barro em Vai com Jeito (1957): “Se alguém lhe convidar pra tomar banho em Paquetá, um piquenique na Barra da Tijuca ou pra fazer um programa no Joá… Menina, vai; com jeito vai, se não um dia a casa cai”.Cantada por Emilinha Borba. Havia no ar certa preocupação com o perigo de tantas jovens inexperientes receberem sua iniciação amorosa nas mãos dos “lobos maus” de sempre. Anos depois, tanto a Bossa Nova quanto a Jovem Guarda retomaram esse tema, que vive girando eternamente na cabeça dos jovens e dos pais dos jovens.

As letras das marchinhas ganham novos sentidos a depender do contexto. Uma marchinha despretensiosa como a Marcha do Remador (de Antonio Almeida e Oldemar Magalhães, 1964 com Emilinha Borba) acabou se transformando num símbolo popular de esperança e otimismo. Já a vi cantada por torcidas de futebol e por estudantes  encarando vestibular.

A marchinha gosta de trocadilhos, distorção de siglas ou de nomes próprios, rimas inesperadas com palavras que acabam de “entrar na moda”. Ela é conservadora no sentido de ter criado para si própria uma tradição: um perfil melódico, rítmico, e um estilo de letras que mantém o mesmo espírito de quase um século atrás.

..
 COMO SURGIRAM ALGUMAS MARCHINHAS

Mamãe eu quero (1937) – A composição de José Luís Rodrigues Calazans (Jararaca) e Vicente Paiva também é uma das marchinhas mais executadas no carnaval. Certa vez Jararaca estava numa rodoviária e viu um bebê berrando de fome, ansioso que sua mãe lhe desse de mamar. Dai ele tirou a ideia para compor uma das musicas brasileiras mais conhecidas no exterior.
Jararaca teve como parceiro Vicente Paiva: 
 música brasileira mais tocada no exterior


 Cabeleira do Zezé (1963) – Segundo o compositor João Roberto Kelly, a marchinha foi criada em uma mesa de bar. “Trabalhava em uma televisão e de noite gostava de ir para um bar no Leme bater papo com amigos. Tinha um garçom cabeludo e fiz Cabeleira do Zezé.” O radioator Roberto Faissal deu umas ideias e ganhou a parceria.


João Roberto Kelly promove suas músicas na televisão nos anos 60.


     Dizem que Chacrinha entrou na parceria para cantar e                                                          promover a música.

Maria Sapatão (1980) – Uma das canções mais polêmicas do Carnaval foi composta por uma dupla também um tanto inédita: João Roberto Kelly e Chacrinha. 



-Max Nunes se  inspirou numa foto de guerra para compor “Bandeira Branca” – (Dalva de Oliveira marcha rancho gravada por Dalva de Oliveira.

Linda Batista e Dalva de Oliveira:
duas campeoníssimas do carnaval

 .
" Além de política, os motes eram as comédias de costumes, o nonsense (com o casamento de rimas sem sentido) e a crítica social, como nos versos "Tomara que chova / Três dias sem parar / A minha grande mágoa / É lá em casa não tem água / E eu preciso me lavar". O péssimo abastecimento de água no Rio inspirou Paquito e Romeu Gentil a lançar, em 1951, Tomara que Chova.


-Homero Silva, funcionário do antigo Banerj, tirou a inspiração em um mendigo irreverente que fazia ponto perto de seu trabalho para compor “Me dá um dinheiro aí”.
                           Moacyr Franco gravou Me dá um dinheiro aí. 
                                    Era um personagem da televisão

-Armando Cavalcanti era general da reserva do Exército Brasileiro. Compôs inúmeras marchinhas com seu parceiro Klecius Caldas. Uma delas inspirada em um recruta gago:
 “A marcha  do gago”, gravada por Oscarito.
Oscarito


A saga de “Cidade Maravilhosa” de autoria de André Filho,  marcha oficial da cidade do Rio de Janeiro.
O velho rádio deu uma grande ajuda para o título Cidade Maravilhosa para o Rio de Janeiro. E tudo porque esse  título foi inspirado num programa radiofônico de grande sucesso na época, apresentado por César Ladeira, onde este lia as "Crônicas da Cidade Maravilhosa", escritas pelo futuro imortal da Academia Brasileira de Letras, Genolino Amado. O programa ia ao ar pela Rádio Mayrink Veiga.  
Cesar Ladeira: 
gênio do rádio e uma das mais lindas vozes.


A marchinha, gravada originalmente na Odeon em 1934, por Aurora Miranda e André Filho, foi  lançada em discos 78 rotações ou 78 rpm como se dizia na época.
Aurora gravou a marcha por sugestão de Carmen Miranda. A famosa cantora pretendia lançar a irmã mais nova no cenário artístico e na rádio. Realmente Aurora Miranda possuía grande talento.
Carmem deu uma força para a irmã Aurora

Aurora Miranda: 
gravação histórica de Cidade Maravilhosa


Por esta razão, Carmen passou  a incluir Aurora em todos os seus shows e no coro de suas gravações. Quando o compositor André Filho mostrou-lhe a música Cidade Maravilhosa, Carmen achou que aquela seria uma oportunidade de ouro para a irmã. André Filho concordou imediatamente e, juntamente com Aurora Miranda, gravou Cidade maravilhosa de forma magistral com a famosa introdução do maestro Silva Sobreira.

                                                  André Filho:
                muito jovem quando compôs Cidade Maravilhosa.





E ai, amigo! Gostou? Mande seus comentários!


Quer saber mais? Leia meu livro A Era do Radioteatro!


Até breve e bom carnaval!



4 comentários:

  1. E um Beste seler.Parabens Roberto Avante...

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  2. Parabéns por nos fazer relembrar ou mesmo mostrar ais jovens de hoje, como fomos afortunados em termos vivido nos bons tempos dos antigos carnavais! Músicas harmoniosas com letras alegres!

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  3. Roberto que bom ver e ter saudades dos antigos carnavais. Você foi feliz em juntar fotos e fatos para nós deliciar. Um grande abraço e bom carnaval.

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