O lançamento da primeira radionovela, no final dos anos
trinta mexeu com as emoções dos ouvintes.. Chamava-se “Mulheres de Bronze”.
Embora “Em busca da Felicidade” viesse a marcar época nos anos 40, a novela da Tupi foi
realmente a pioneira.
É claro que já se fazia
radioteatro em outras emissoras .Eram
pequenos esquetes, voltados mais para o humor e os costumes O que mais se
aproximava do que conhecemos hoje como radioteatro era o que a grande atriz
Cordélia Ferreira fazia na rádio Mayrink-Veiga. O "Teatro pelos ares”.
Antigo microfone dos anos trinta:
captou as primeiras emoções do Teatro pelos ares.
Prédio da Mayrink Veiga: gloriosos anos trinta
Peças eram ligeiramente adaptadas para o rádio
da seguinte forma: o roteirista lia a peça de teatro e ia assinalando os pontos
que deveriam ser suprimidos. Como contou mais tarde Floriano Faissal:
“marcava-se uma bolinha, um risco, outra bolinha e o datilógrafo já sabia o que
tinha que escrever ou cortar”.
Daí surgia o script radiofônico.
Mas a linguagem do radioteatro ainda não fora descoberta e assim, os atores
apenas liam, sem interpretar.
Meu grande amigo Amaral Gurgel,
que se notabilizou por ser um dos pioneiros do radioteatro, fez parte do grupo que deu a grande guinada e
colocou os atores para interpretarem diante do microfone e não se limitarem
apenas a ler os scripts adaptados.
Amaral Gurgel um dos pioneiros
Aos poucos foram se colocando
músicas orquestradas, especialmente selecionadas, as quais serviam de fundo
para as falas e traziam mais emoção ao texto. Depois se sentiu a necessidade de
introduzir passagens musicais. Elas serviam para mostrar ao ouvinte que a cena
agora era outra. Os ruídos da contrarregra surgiram porque era preciso indicar para o ouvinte o
que estava acontecendo na cena, sem que necessariamente, tivesse que se
dizer. Por exemplo, se uma pessoa estava
numa sala e chegava outra, os
passos se aproximando indicavam. Os atores foram buscando posições diante do
microfone e entonações para dar profundidade à voz e indicar ao ouvinte se ele
estava perto ou distante. Assim, os passos do contrarregra se aproximavam do
microfone e o ator fazia o mesmo. O ouvinte
entendia, então, que esse personagem estava chegando da rua, por
exemplo. Aos poucos nascia a linguagem
do radioteatro.
Surgiam os radioatores !
Entra em cena o “Teatro pelos ares” de Cordélia Ferreira,
uma novidade que caiu imediatamente no gosto do público. A audiência, maciça.
Peças completas, geralmente com 50
a 60 minutos de duração.
Ia ao ar no horário noturno, depois que as pessoas em suas casas já
haviam jantado e iam curtir “ ao pé do rádio”.
Como o nome indicava, era um
teatro através do ar, mas já com cara de rádio.
Cordélia Ferreira nos anos trinta:
radioatriz e novelista pioneira.
Adhemar Casé: um gênio do rádio
O veterano Casé
Sadi Cabral também fez cinema quando jovem
Quem se lembra de Sadi nas novelas da Globo?
Sadi Cabral em final de carreira:
enorme contribuição para a música,teatro,rádio, cine e televisão
“Os Miseráveis”, O conde de Monte Cristo, Quo vadis, Talita, Os
balangandãs de Jou Jou, Ben-Hur, O morro dos ventos uivantes, A moreninha, O
corcunda de Notre- Dame, Salomé e outros.
Como as obras eram extensas e não
cabiam em um só programa, apelava-se para o “continua na próxima semana” o aumentava ainda mais a curiosidade dos
ouvintes.
Mas ainda não se poderia dizer
que era uma novela nos moldes de Mulheres
de Bronze Era radioteatro, mas não era radionovela e por isso vamos voltar a Mulheres de bronze.
Olavo
de Barros fazia teatro e era um
conceituado ator e diretor. Uma tarde foi
chamado pela direção da Tupi para
uma reunião. A emissora queria fazer
radioteatro. Ao receber o convite da direção da Tupi para lançar o radioteatro na
Tupi aceitou o desafio e...
... MÃOS-A-OBRA!
Olavo, exaustivamente, selecionou colegas seus entre os que tinham melhor voz, boa
dicção e sobretudo que soubessem ler fácil- de primeira, como se costumava
dizer .
Entre esses novos valores havia um : Paulo Gracindo que se tornaria um dos
maiores mitos do rádio.
O estúdio da Tupi, ainda na rua
Santo Cristo, recebeu mais microfones, num total de três, capacidade máxima das
mesas RCA e dois toca-discos para possibilitar a fusão de duas músicas.
Nasceu o “Teatro Cego”. Eram peças completas extraídas de clássicos gregos e
operetas. Mas nada de capítulos. A peça acontecia num dia só.
O sucesso foi extraordinário.
Numa dessas Gracindo teve a ideia de trazer para o rádio o folhetim “Serpentes de Bronze”.
Ele mesmo relatou ao Caderno B do Jornal do Brasil em 13 de
janeiro de 1980:
“... quando eu era pequeno, em
Maceió, minha avó já recebia na porta de casa o folhetim. Quando chegava era
uma loucura. A Dos Anjos, empregada antiga entrava em delírio”.
E assim, “Mulheres de Bronze”,a primeira novela do rádio, entrou no ar. Não
era uma transcrição pura e simples do
folhetim. Era uma adaptação radiofônica, a começar pela mudança do
título, usando a linguagem do rádio e utilizando recursos de sonoplastia e
sonofonia.
Paulo Porto:
atuação na primeira radionovela nos anos trinta
Brilho também no cinema:
produziu,dirigiu e interpretou
obras de Nelson Rodrigues
Porto encerrou sua carreira na novela das sete
Não encontrei registros de quem foi o autor da adaptação; afinal, como
foi dito, o incêndio da Tupi destruiu a memória da rádio. Mas sei que o jovem
Paulo Gracindo era o galã. A mocinha era a excelente radioatriz Norka Smith,
tendo o principiante Paulo Porto como vilão. O próprio Olavo de Barros, que
dirigia a novela, encarnava também um dos personagens.
As mesmas emoções que o folhetim provocara na casa do menino Gracindo, levava
as fãs radiouvintes a escrever cartas e
mais cartas para suas vozes preferidas.
Foi necessário que um funcionário da rádio fosse destacado para receber,
selecionar e encaminhar para os radioatores, as centenas de cartas que chegavam
diariamente à emissora, muitas delas pedindo fotos do artista
. Havia uma curiosidade imensa em ver o
rosto deles. Dera certo no papel, deu certo no rádio.
Paulo Gracindo era assim nos primórdios da radionovela
onde que devo escreve tudo vai dano serto vira no nada como os misterios acontecido comigo ja estou perdendo a paciencia tentamnndo poblica minhas estoria que so eu posso escreve os filme que gurdo na minha memoria.
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