quinta-feira, 29 de setembro de 2016

25 DE SETEMBRO: 81 ANOS DA RADIO TUPI!

  

CHATEAUBRIAND SEGUE COM SUA SAGA
Assis Chateaubriand, um empreendedor


No início dos anos quarenta    o Velho Capitão queria transformar a rádio Tupi na maior emissora carioca. As pioneiras instalações da rua Santo Cristo 148 foram transferidas para a rua Venezuela 43. No andar térreo, instalaram-se estúdios e o palco-auditório, como se dizia na época.
Novos estúdios da Tupi inaugurados em 2 de Fevereiro de 1941


Av. Venezuela,43. Tudo seria destruído no incêndio de 1949

E a rádio foi, aos poucos, montando uma programação bem ao gosto popular: radiojornalismo, futebol, radionovela , programas de auditório e muita música ao vivo.

ERA MUITO LINDO O AUDITÓRIO!
Instalações e acústicas perfeitas. Ele só tinha um pavimento e na extremidade contrária à porta de entrada ficava o palco. Da plateia se tinha acesso por meio dos seis degraus de uma escada que acompanhava toda a frente do palco. Este era grande suficiente para abrigar uma orquestra de 20 figuras, material de contrarregra e três microfones, sendo um deles do tipo girafa ou boom que poderia ser manobrado por um  técnico, dando-lhe mais versatilidade e maior raio de ação.
No fundo do palco havia uma parede. Do outro lado dessa parede ficava o estúdio de radioteatro
Pela esquerda, na lateral do palco, se dava a entrada dos artistas. As crianças como eu ficavam sentadinhas na escada de modo que era possível ver os artistas a um metro de distância e acompanhar a ação dos operadores dentro da cabine de vidro, a entrada e saída dos artistas, enfim todo o movimento da produção.
O auditório era muito comportado. Motivado pelo requinte e conforto das instalações, o público ia bem vestido, vibrava, aplaudia, participava, dentro dos limites da boa educação.

SURGE O PROGRAMA RADIO SEQUÊNCIA G-3
A direção da Tupi decidiu criar uma programação de auditório, num horário inédito: de onze da manhã a uma e meia da tarde.
Chamava-se Rádio Sequência G-3, sob o comando de Gilberto Martins e depois de Paulo Gracindo, que pertencia ao radioteatro.
Tal horário pegava os ouvintes almoçando em suas casas, bares e restaurantes que ligavam o rádio a todo o volume. Até nas calçadas do centro da   cidade  se podia escutar o animado programa.
Ele era um “fantástico-show da vida” da era do rádio. Tinha de tudo um pouco: poesia, humor, informação, promoções, sorteios, pontuado por muita música e tudo ao vivo, com o público participando do auditório.
O autor do blog morava neste predito de toldo vermelho, a 100 metros da Tupi, na Gamboa, Zona Portuária do Rio, hoje Porto Maravilha.

Tio Walter era irmão de minha mãe. Ele trabalhava nos serviços gerais da  Tupi e conseguia ingressos promocionais. Meu avô   materno  era um português que morava num sobrado que existe até hoje, no largo São Francisco da Prainha número quinze, a uma centena de metros do prédio da Tupi. Assim,nas férias, almoçávamos mais cedo e lá íamos a pé para ver “Rádio Sequência G-3”.

Eu vibrava com tudo o que assistia. havia a orquestra de um jovem maestro que chegara a pouco de Recife: Severino Araújo.
A Orquestra Tabajara de Severino Araújo.


Apresentações pelo rádio atraiam público também no auditório


Quem escrevia os textos humorísticos eram Silvino Neto e Manuel de Nóbrega, dois jovens que mais tarde se destacariam na vida radiofônica. Silvino, pai de Paulo Silvino, seria o autor da Pensão do Pimpinela onde ele, sozinho, interpretava uma dezena de personagens. Manuel de Nóbrega seria sucesso no rádio paulista e depois na famosa Praça da Alegria na televisão.

O jovem Silvio Caldas.


Silvino Neto escrevia quadros humoristicos
 e também interpretava fazendo várias vozes diferentes

Max Nunes: 
começo no Sequência G3 quando era académico de medicina

Getúlio Vargas gostava de se cercar de artistas.
Atrás dele,  Lamartine Babo. A esquerda, Almirante.

Linda Batista era admirada por Getulio.
Comentava-se que seriam amantes.


E na parte musical, destaque para Gilberto Alves, Pixinguinha, Odete Amaral, Carlos Galhardo, Silvio Caldas, o casal Zé e Zilda,o conjunto regional de Benedito Lacerda e um jovem de cabelos pretos que se apresentava com seu violão cantando o mar e a Bahia: Dorival Caymmi.
Pixinguinha e o pessoal da Velha Guarda: atração da Tupi

Gilberto Alves

Carlos Galhardo


Zé da Zilda

Benedito Lacerda, a esquerda com flauta. Pixinguinha,Zilda do Zé e Zé da Zilda
O casal foi assim alcunhado por Paulo Roberto no programa que o médico e radialista apresentava na Rádio Clube do Brasil nos anos 30.


Conjunto de Benedito Lacerda, ao centro com a flauta




Odete Amaral foi casada com o cantor Ciro Monteiro

Caymmi era assim quando começou na Tupi dos anos trinta


Orlando Drumond era contra-regra. Depois virou radioator por sugestão de Paulo Gracindo



Maria do Carmo interpretava dona Maricota no quadro Mariquinha e Maricota.

Jorge Veiga, o caricaturista do samba: inicio como contrarregra da Tupi

O contrarregra do programa era Jorge Veiga que desejando ser cantor de qualquer maneira, ficava implorando uma oportunidade a Paulo Gracindo. O que acabou conseguindo, alcançando muito sucesso. Veiga, com sua bossa e voz fanhosa, inconfundível seria apelidado, pelo próprio Gracindo de Caricaturista do samba. 

Abelardo Barbosa, jovem e magrinho ladeado por colegas da Tupi


Abelardo no seu casamento


Discoteca do Chacrinha: "Eu não vim aqui para explicar. Vim para confundir"


E havia, finalmente, um rapaz magrinho, de cabelos pretos, terno e gravata, que sem dizer  uma palavra,percorria o auditório e entregava notas de 5 e 10 cruzeiros aos acertadores das promoções que Gracindo comandava do palco. Esse auxiliar prestimoso, que entrava mudo e saia calado era Abelardo Barbosa, que anos mais tarde se transformaria num fenômeno de comunicação e incorporaria o nome “Chacrinha”, porque o programa de rádio dele  que era uma zorra total, chamava-se “O cassino do Chacrinha”.
Já que o Presidente Dutra havia    fechado os cassinos no Brasil, em 1945, o Abelardo Barbosa resolveu criar o seu ...
“Radio Sequência G-3”   tinha cenas humorísticas de radioteatro escritas por, Barbosa Júnior,Haroldo Barbosa,  Aluísio Silva Araújo, Silvino Neto, Manuel de Nóbrega, Max Nunes e outros. Nóbrega escrevia diariamente o quadro “Cadeira de Barbeiro”, que tinha a participação de Matinhos, o próprio   autor, Otávio França, Wellington Botelho e Abel Pêra, tio de Marília Pêra . (o pai de Marília era Manuel Pêra, ator de teatro,cinema e TV)                           
“Cadeira de Barbeiro” viera de São Paulo, onde tinha a participação de Manuel da Nóbrega em 1944.


Manuel de Nóbrega: 
  inicio no rádio paulista e depois veio para a Tupi do Rio

 Depois passou a ser apresentado no Rio, também. A ação se passava numa barbearia e rolavam aqueles papos de salão de barbeiro que a gente conhece. Mas tudo inspirado  nos costumes e  sobretudo na política do dia a dia.
O contrarregra possuía uma caixinha de fósforos que ele aproximava do microfone e raspava com um pente, caricaturando a navalha passando no rosto do freguês-vítima que era  interpretado  por Otávio França.


Durante muito tempo Radio Sequência liderou a audiencia matutina no radio carioca, ate que aconteceu a tragédia do incêndio de suas instalações no fatídico 12 de março   de 1949.

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