terça-feira, 20 de setembro de 2016

RADIO TUPI COMPLETA 81 ANOS EM 25 DE SETEMBRO!


Assis Chateaubriand Bandeira de Mello criara em 1924,um imenso império: os Diários Associados. Eram jornais matutinos e vespertinos, revistas e estações de rádio de norte a sul do país. Mais tarde chegaria o pioneirismo da televisão.

Assis Chateaubriand, grande empreendedor, criou o império dos Diários e Emissoras Associadas.


Aqui, inaugura da PRG-3, Rádio Tupi do Rio de Janeiro. Outras se seguiriam por todo o Brasil.



Chateaubriand, criaria uma estação de rádio em grande parte das capitais do Brasil. Em 1950 e 1951, inauguraria as duas primeiras emissoras de televisão: Tupi de São Paulo e Tupi do Rio

Marconi, inventor do rádio, veio da Itália para inaugurar a Rádio Tupi do Rio.

Mas o Velho capitão, como era chamado, tinha como menina dos seus olhos, a Rádio Tupi do Rio, que ele inaugurara no dia 25 de Setembro de 1935. E não fez por menos: quem acionou os equipamentos foi    Guglielmo Marconi, que acompanhado de sua esposa e do casal Chateaubriand cortou a fita inaugural. 
O nome Tupi, segundo Dario Magalhães, então diretor da rádio expressava “os motivos nacionais que orientavam a empresa”. Mas a rádio ganhou logo um apelido carinhoso de Chateaubriand: “O Cacique do Ar”. É que todas as emissoras associadas tinham nomes de tribos de índios, curiosamente escolhidos de acordo com a região em que ficavam. A denominação dada por ele à sua Tupi denotava a especial predileção pela emissora carioca. Evidentemente pelo fato de ser aqui a capital da República. O codinome era citado pelos locutores ao longo da programação e o próprio noticiário da rádio se chamava O Cacique Informa. 


Os estúdios da então PRG-3, o Cacique do Ar, ficavam na rua de Santo Cristo 148, Gamboa e ganhou logo uma programação de peso, conquistando de imediato o gosto dos ouvintes.

Benedito Lacerda e Pixinguinha:
 musica popular nos primeiros tempos da Tupi

Maestro Heitor Villa-Lobos: pioneiro na Tupi dos anos trinta.


Villa-Lobos se apresentava em recitais semanais.

Bairro da Gamboa: 
 sede dos primeiros estúdios da Tupi na rua Santo Cristo

Dos programas participavam, entre outros, o Maestro Villa-Lobos, o conjunto de Benedito Lacerda, a orquestra Tupi sob a regência de Leónidas Autuori e muitos valores que despontavam, como, por exemplo, o jovem Dorival Caymmi, que estreou na Tupi em 1938 e se apresentava duas vezes por semana em horário nobre (à noite).
Paulo Gracindo, juntamente com Paulo Porto e Olavo de Barros,atuaram na primeira novela do rádio: Mulheres de Bronze, em 1937.

Gracindo Júnior e o pai: anos trinta

O jovem Dorival Caymmi foi um dos primeiros contratados.Sua canção, Acalanto se transformaria no prefixo da emissora.


Havia também um compromisso com a informação e graças à excelente estrutura dos jornais associados, a Tupi podia cobrir fatos que aconteciam no Brasil todo.

Já no primeiro mês de atividade a Tupi montou um programa radiojornalístico que pode transmitir discursos e depoimentos de autoridades por ocasião das comemorações do centenário da Revolução Farroupilha, no Rio Grande do Sul. Uma façanha para a época.

Já na década de 40, poucos anos após a sua inauguração, a Rádio Tupi ganhava destaque no Brasil inteiro com apresentações de Jamelão, Silvio Caldas, Dalva de Oliveira, Doris Monteiro, entre outros cantores. Além desses, ainda contava com um elenco para as famosas radionovelas, como Amélia Simone, Olavo de Barros, Orlando Drummond,e outros, disputando audiencia com a Nacional e a Mayrink   Veiga.
Dalva de Oliveira possuía um programa semanal




Haroldo Barbosa: programas humoristicos nos anos 40 e 50.

Max Nunes começou nas Tupi nos anos 40 quando ainda estudava medicina

O grande especialista em efeitos sonoros Geraldo José,
 foi descoberto por Gracindo nos anos 40 na Tupi



Lúcio Alves se apresenta ao microfone na radio

 Havia os humoristicos escritos por Max Nunes, Haroldo Barbosa e Antonio Maria. Posteriormente vieram os noticiários e os programas esportivos. Futebol narrado por Ary Barozo e Oduvaldo Cozzi.

Ary Barroso apresentava musicais e narrava futebol.

Oduvaldo Cozzi, grande narrador esportivo



Silvio Caldas, o Caboclinho Querido, possuía um programa semanal


Em 1949, seus modernos estudios construídos na avenida Venezuela 43 sofreram um incêndio e quase acabaram com a emissora. A fibra de Chateubriand reconstruiu tudo, Surgiram novos estúdios e o maior auditório de rádio do Brasil: o Maracanã dos auditorios em 1950.


Estúdios inaugurados em 1941 e sofreram incêndio em 1949.



Na década de 70, contudo, a Tupi passou por algumas crises. O desalinho financeiro permaneceu até a década de 80, quando a rádio voltou a investir novamente em grandes atrações, destacando o programa humorístico A Turma da Maré Mansa, e o programa de radioteatro mais antigo: A patrulha da cidade..
Hoje chama-se Super Radio Tupi e lidera audiência no Grande Rio.





Nenhum comentário:

Postar um comentário