segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

RADIO NACIONAL 80 ANOS. A GLORIA DO RADIOTEATRO

DISCIPLINA, PROFISSIONALISMO E AMOR. MUITO AMOR!

A FIGURA DO DIRETOR DE RADIOTEATRO
A radionovela parecia ser uma unanimidade. A aceitação do público atraia os patrocinadores. O departamento de radioteatro era um dos mais rentáveis da emissora. É bem verdade que o departamento musical faturava muito, porém suas despesas eram muito altas. Já pensou manter as orquestras, os maestros, o coral, os cantores... Por outro lado o radioteatro, embora ocupasse mais de uma centena radioatores, técnicos e  produtores era uma produção mais econômica que ocupava uma grande faixa da programação. E choviam os anunciantes. Em determinado momento parecia haver uma espécie de fila de espera de anunciantes, esperando a vez para patrocinar boas novelas.
A Sidney  Ross, laboratório que fabricava o Melhoral, os produtos Phillips, creme dental e Leite de Magnésia,Astringosol, Pílulas de Vida do Dr. Ross, o talco e o sabonete Ross,  comprou pacotes de horário na Nacional. Tudo isto fez  com que os  anos 50, em termos artísticos e comerciais se transformasse no período de ouro do radioteatro da PRE-8.
Talco Ross patrocinava novelas a tarde

Havia novela a partir das 8 das manhã, às 10 e meia, às 11 e quinze, às 12 e trinta, às 13, 14 (O drama de cada um), 15 (Presídio de Mulheres) além de programas de radioteatro e seriados às 17, (Alma das Coisas)17 e 30, 18 e 25 (O Anjo) e 18 e 35 (Jerônimo).
Após  a Hora do Brasil, às 20 horas entrava o Radioteatro Colgate-Palmolive às 2ª.,4as. e sextas. Nos demais dias a novela das 8 era patrocinada pela Sidney Ross.
Às  terças-feiras às 22 horas era dia do Teatro de Mistério e as sextas o Grande Teatro  De Millus, depois Orniex fabricante dos produtos Shell.
Grande Teatro De Millus:
Peça completa nas noites de sexta-feira

A partir de determinada data a Shell substituiu De Millus.

Melhoral, "que contra a dor chega primeiro" patrocinava "Jeronimo, O herói do sertão"



COMO FUNCIONAVA O DEPARTAMENTO DE RADIOTEATRO.
Para manter tudo funcionando  era preciso, além de  um bom elenco,  uma estrutura bem montada.
Havia uma escala ou tabela, afixada na sala dos artistas do radioteatro no 22º. andar.
Os scripts eram entregues sob protocolo à secretária do departamento. Lúcia Helena, além de locutora tinha essa função junto a Floriano. Lúcia encaminhava os originais para a mecanografia e depois à reprografia quando os roteiros, depois de revisados, eram rodados em mimeógrafo a álcool.Finalmente eram entregues ao diretor-ensaiador daquele programa.
Cada ator tinha que  chegar uma hora antes da transmissão para o ensaio. Havia uma sala de ensaio também no 22, junto ao estúdio e ao lado a sonofonia, local que escolhia as músicas dos capítulos.
O diretor-ensaiador chegava com os scripts mimeografados, fresquinhos cheirando a álcool e já marcados. Na primeira página do roteiro, à direita e por cima de tudo, havia um carimbo escrito: personagem/intérprete, com o nome do ator e de seu personagem.
Cada  ator recebia sua cópia com as falas marcadas com lápis vermelho.. Todos sentados e à frente, numa mesa como se fosse um mestre-escola, o diretor ia passando as falas e orientando nas inflexões. Se o ator não dava a inflexão correta o ensaiador fazia repetir. O ator anotava em sua cópia as observações necessárias.
 O DIRETOR FLORIANO FAISSAL
Floriano, diretor geral do radioteatro não admitia gracinhas nem brincadeiras durante o ensaio. Aliás a maioria dos diretores era assim: corteses, respeitosos,mas extremamente sisudos. Floriano impunha um ambiente de trabalho, respeito e disciplina.
Relata Luís Manuel:
Chegávamos à sala de ensaios,a poucos metros do estúdio e ficávamos batendo papo. Quando o diretor chegava ninguém falava mais. Tudo em silêncio, o ensaio começava.
Com Floriano havia algo mais. Quando ele entrava na sala,astros,atores famosos, fossem lá o que fossem cumprimentavam Floriano com reverência. O homem, realmente era um mito.
Mesmo que você tivesse uma falinha na primeira página, não podia se ausentar. Tinha que ficar até o final do ensaio. A não ser que Floriano autorizasse a saída

Amaral Gurgel, brilhou também no cinema

Castro Viana, Rodolfo Mayer, Roberto Faissal, Olga Nobre, Floriano e Castro Gonzaga:
radioatores nos anos 50.

Edmo do Valle, pioneiro nos efeitos sonoros: 
foi também diretor-ensaiador

Terminado o ensaio todos se retiravam e ficavam pelos corredores da rádio falando sozinhos, relendo suas falas.
 Havia duplas de atores que reensaiavam suas participações no bar da rádio que ficava no terraço do 22 ou conseguiam um canto para fazê-lo. Todos tinham perfeita noção de seu talento e de sua responsabilidade. Naquela época a Nacional era a maior emissora do país e o que se fizesse de certo ou de errado tinha uma repercussão enorme, com milhões de ouvintes na escuta e a crítica mordaz de olho, ou melhor, de ouvido.
Neuza Tavares, emocionava como menina má ou jovem inocente.

Milton Rangel era o Jeronimo.

No Clube Juvenil Toddy, onde atuei com outros jovens, tive  oportunidade de conhecer vários diretores:todos famosos na época: Cahué Filho, Eurico Silva, Restier Junior, Édmo do Valle. Carrancudos,  mal nos cumprimentavam. O ensaio era para valer. Nós jovens éramos tratados como profissionais, e não como crianças mimadas.Ao final do  programa nem uma palavra de incentivo, nem um elogio. Mas se um de nós errasse o texto, podíamos perceber, com o rabo dos olhos, os gestos de indignação desses diretores.
A radioatriz Juraciara Diácovo, muito menina comparecia sempre levada pelo pai ou pela mãe. Eis um trecho do depoimento que ela me prestou recentemente.
Eu estudava no colégio Pedro I no subúrbio do Rio de Janeiro. Terminava minha aula e corria para a Nacional, pois tinha ensaio a uma da tarde. Ia para a rádio de uniforme. Trabalhei muito tempo no seriado O drama de cada um, que entrava no ar às 14 horas, produzido por Castro Viana e Amaral Gurgel. (...) Por ser muito jovem, sentia que todos procuravam me proteger, mas se eu precisasse levar uma bronca eu levava como qualquer gente grande. Eles me consideravam uma profissional. E justamente por causa disso eu era muito cobrada.Sabia que não podia falhar em nada!
No desempenho de meu trabalho  eu sentia que me preservavam, Por exemplo, se no meio de um grupo os adultos quisessem conversar sobre determinados assuntos, eles mandavam eu sair de perto. Eu tinha muito respeito por todos. Alguns eram verdadeiros mestres para mim. Aprendi a tratar todos de senhor.. Terminada minha participação, se não tivesse mais nada para fazer na rádio voltava para casa
Juraciara brilhou no radioteatro desde 11 anos de idade.Mais tarde emprestou sua voz a personagens do cinema.


Para os bons profissionais a rotina do trabalho era rígida, exigindo  pontualidade.Cada um sabia muito bem o que tinha que fazer. Os capítulos de novela  duravam todos eles, vinte e três minutos. A exceção do Grande Teatro e do Teatro de Mistério que duravam 50 minutos.
Assim, o ensaio era rápido.                                                                                                     Dali o sonoplasta já partia para escolher as passagens e os efeitos sonoros. O contrarregra ia para o estúdio com seu “script” preparar os ruídos. Muitas vezes tinha que fazê-lo com estremo cuidado pois havia uma outra novela ocupando o estúdio.
Cinco minutos antes de o  capítulo entrar no ar, impreterivelmente, todos deveriam estar dentro do estúdio.
Nele  havia um livrão de 20 por 30  centímetros. Ao final da função  o diretor fazia um relatório  das ocorrências principais de forma sucinta, usando uma caneta tinteiro Parker 51 que ficava sobre uma mesa    de pés-palito no meio do estúdio estilo anos 50.
Qualquer atraso de artista ou indisciplina “ia para o relatório”.
E havia punições que iam de  multas a  suspensões.
Mas havia também elogios, quando um ator substituía outro numa emergência. Tudo ficava registrado.
Floriano, diariamente, lia todos os relatórios e tomava as providências administrativas.
Ele era durão na hora certa, mas muito carinhoso quando  precisava.Andava sempre trajando seu elegante terno branco, de cara amarrada, mas bastava  conhecê-lo  para ver que era um sujeito muito humano.
Por isso mesmo era estimado pelos colegas.
Tive uma experiência pessoal  com Floriano que evidencia isto.
Em meados de 1954 eu fui escalado para fazer o papel de um garoto no Grande Teatro De Millus. O programa era ao vivo e ia ao ar às sextas-feiras às 10 e cinco da noite e terminava às 11 horas.
A peça completa, escrita por Dias Gomes, era uma adaptação de “O morro dos ventos Uivantes”  de Emille Bronté.

Dias Gomes era assim quando foi para a Nacional.


Floriano ainda jovem: uma vida dedicada ao rádio

Lucia Helena, famosa locutora da Nacional, era secretária de Floriano


Álvaro Aguiar era o detetive Anjo, diariamente às 18 e 25.

Éramos eu e outro menino que não me lembro mais o nome, mas que não seguiu carreira no rádio.
Chegamos às vinte  e trinta e fizemos o ensaio com todo o elenco  sob a direção do Floriano.
Eu fazia o papel de Hindley e o meu jovem colega o de Hatcliff, os dois personagens principais, claro, ambos como crianças.
Às 22 e cinco, após a última edição do Repórter Esso, o operador do controle central, acionou uma chave e tirou a conexão do estúdio de jornalismo no 20º. Andar. Em seguida,  abriu outra chave transferindo a transmissão para o estúdio de radioteatro no andar 22. Ato contínuo,  o segundo operador, apertando um botão, fez soar  o tradicional congo eletrônico da Nacional, que anunciava as transmissões diretamente do estúdio de radioteatro. O sonoplasta colocou então no ar o disco com o prefixo do Grande Teatro, que era o tema de abertura do filme O Egípcio”.
No estúdio, tenso,  segurando trêmulo meu “script”, eu imaginava o Brasil todo ligado na  programação e no tamanho de minha responsabilidade, ali, junto àquele elenco de cobras.
Fui um dos primeiros a entrar, pois as cenas  diziam respeito à infância dos dois personagens do romance.
Graças a Deus nos saímos bem e cumprimos nossa  tarefa.A história prosseguiu e atores adultos assumiram nossos papéis.
Sentei-me, então,nas confortáveis poltronas  do estúdio, para assistir ao desenrolar da trama, me deliciando com a atuação do elenco.
Foi quando Floriano, ao constatar nossa presença no estúdio, cortou nosso barato e aproveitando um intervalo comercial, ordenou, por gestos, que nos retirássemos do estúdio e chamando  um funcionário da rádio, determinou que este nos acompanhasse até o transporte na praça Mauá e fôssemos para nossas casas.
O funcionário só nos deixou, quando estávamos dentro do lotação.
Os dois jovens radioatores, claro, ficaram muito chateados, porém anos mais tarde compreendi sua preocupação em nos  proteger .
O carrancudo, durão e disciplinador Floriano era, sobretudo,  um  grande ser humano.Fora, com aquele gesto, um autêntico paizão.

Outra sobre Floriano e seu elenco:
Na famosa coluna Feira de Amostras de René Bittencourt publicada na Revista do Rádio de 23 de agosto de 1958 pude recolher a seguinte nota.
“Francisco  Carlos (famoso cantor na época) andou faltando a programas alegando doenças.
Floriano Faissal trancou-se numa sala com o Dr. José Marques Gomes (famoso produtor Paulo  Roberto), recomendando a este que fizesse um exame rigoroso no cantor.
Depois de meia hora  de exame, o Chico agarrou o braço do Paulo ...
- Afinal, Paulo Roberto, que eu tenho?
-Preguiça! (disse o médico com toda a franqueza). Só preguiça.
-Tá bem, Paulo, tá bem. Agora, me dá um nome científico desse troço, que eu quero impressionar o Floriano, morou?
O cantor Francisco Carlos


O médico e radialista Paulo Roberto

Paulo Roberto


DIRETORES DE RADIOTEATRO DE OUTRAS EMISSORAS
Nas outras emissoras havia também um diretor de radioteatro que agia igualmente com rigor. Olavo de Barros na Tupi ou Raimundo Lopes na Mayrink.

Certa vez Paulo Gracindo assumiu a direção do radioteatro da Tupi a pedido de todos os atores. Quando tomou posse no  cargo, começou a dar duro no pessoal exigindo pontualidade.
Resultado, alguns começaram a chamá-lo de “mascarado”. Aborrecido, Gracindo entregou o cargo a Hamilton Ferreira e voltou a ser somente ator.
Gracindo: profissionalismo e talento.


Hamilton Ferreira, radioator da Tupi, também fez cinema.


Hamilton  controlou o elenco com mão de ferro e ninguém mais reclamou.
Gracindo relatou isto em um Especial da Rádio JB, dirigido por Luis Carlos Saroldi.
A rádio Ministério da Educação teve um diretor chamado Edmundo Lyz. Era um bom diretor, extremamente severo e muito cioso do que o programa que ele dirigia tinha que ser. Exigia o máximo dos atores nos ensaios. Para ele, ensaio não era uma simples leitura do texto. Ele exigia interpretação e mandava os atores repetirem até sair como ele queria. Quando o programa entrava no ar, Edmundo ia para o controle e ficava ao lado do operador, dirigindo. Se na hora a cena não saia como ele queria ele jogava o script  em cima da bancada e ia embora! Sim, ia embora !
Excessos a parte, imaginem: programas ao vivo, capítulos um após o outro,como seria
possível sem uma disciplina férrea?  Atores são temperamentais e muitos de difícil trato. Isto serve para rádio, teatro ou cinema.
Quando fiz um curso no México, tive um diretor  que costumava dizer :   
                     “o diretor deve ter na mão um chicote e na outra uma rosa”.


Mas havia também muito companheirismo e extrema noção de responsabilidade.
Certa vez numa novela, Gracindo e Daisy Lúcidi contracenavam.
Gracindo reparou que o ator que deveria entrar em seguida não se encontrava no estúdio, apesar de ter estado presente ao ensaio.
Aproveitando uma passagem musical de 10 segundos, Gracindo e Daisy se puseram de acordo e Daisy,  com enorme profissionalismo transformou, na hora, todas as falas do ator em uma carta dele, que ela leu tranquilamente ao microfone.

Mas o furão  foi  punido.
Daisy Lúcide: presença de espírito na novela da tarde.


De outra feita, Paulo Gracindo,sempre ele, também percebeu que o ator  com o qual  deveria contracenar  no minuto seguinte não estava no estúdio.
Não teve dúvidas: transformou o diálogo num monólogo. Algo assim:

                          Está mudo porque não tem o que dizer.
                          Mas  EU vou dizer  o que você gostaria de falar!
E salvou a cena mais um vez .

Ao narrar estes fatos, fica muito claro, que além da importância do profissionalismo de cada um, era preciso existir muito amor àquilo que cada um fazia.
Nos anos 80, reencontrei Floriano,  décadas  depois de  ter vivido estes tempos. Perguntei a ele, como  explicava todo aquele sucesso do radioteatro da Nacional. Ele, já então muito velhinho, me fitou e respondeu simplesmente:

Amor! Muito amor!

Floriano Faissal: "amor! Muito amor"!

2 comentários:

  1. Olá meu nobre, tudo bem com obter algumas imagens dos
    atores(as) do "teatro de mistério" em especial "Jorjão,suze" entre outros.

    ResponderExcluir
  2. Se você vive no Rio dirija-se à sede da Rádio Nacional do Rio de Janeiro,EBC- Avenida Gomes Freire 474- Centro-Rio de Janeiro. Pode ser que eles cedam as fotos desejadas. Abraços e boa sorte.

    ResponderExcluir