sábado, 27 de fevereiro de 2021

PAULO GRACINDO UM ATOR COMPLETO 2a.PARTE

 PAULO GRACINDO, O BEM AMADO

Roberto Salvador

Paulo Gracindo, o Bem Amado não é apenas o título de um lindo filme que Gracindo Junior  produziu , homenageando o pai. Nem, tampouco o titulo da famosa novela da   Globo que correu o mundo nos anos setenta.  É também a revelação da personalidade   de um homem  engajado em causas nobres e mais do que tudo,  preocupado em ajudar e prestigiar colegas que estavam começando.

    Paulo Gracindo, de branco gesticula, conduzindo seu                   programa: animação aos domingos.

 Como já dissemos, sua trajetória é vasta e por isso  vamos apenas falar do Paulo Gracindo do rádio. No final de 1949 e inicio de 1950 ele  deixa a Tupi, e se transfere  para a Nacional, que já ocupava o primeiro lugar no Ibope e era a maior emissora do país.

Gracindo a esquerda quando chegou à Nacional em 1950
 e colegas do radioteatro
 Na Nacional tal como acontecera na Tupi,  ele reina no radioteatro e faz vibrar o auditório no programa que leva seu nome e que entrava no ar aos domingos no final da manhã. Neste Episódio vamos  mostrar porque ele é o Bem Amado.

Gracindo a esquerda e atores da Nacional: Samir de Montemor,João Zacarias,Emma Dávila, Floriano Faissal, Isis de Oliveira e Elza Gomes.

                                         Auditório da Nacional:
Cesar de Alencar reinava aos sábados e Gracindo aos domingos 

O programa do Cesar tinha um prefixo musical cantado pelos 4 Azes e um Coringa. Foi ai que a direção musical da rádio determinou que Gracindo tivesse também uma música que abrisse seu programa. O prefixo musical, como se chama no jargão radiofônico.  E surgiu a melodia, cuja letra é de Uriel Azevedo e a melodia do pianista Amirton Valim. Se vocês visitarem meu canal no Youtube sobre a História do Rádio, poderão ouvir o próprio Gracindo cantando a melodia.

Está na hora louca, de cantar assim comigo. Faz nascer na boca, o nome do Programa Paulo Gracindo. Louras e morenas, fazendo alegre união, cantando em  coro dizem todas as pequenas: programa do meu coração.

O embora muita gente não saiba, o animador também compunha marchinhas de carnaval e chegou a ganhar vários carnavais. Ele promovia suas marchinhas em seu programa aos domingos e no Balança  mas Não cai.

 Gracindo, com frequência usava seus programas de auditório para se engajar em campanhas. Ainda na Tupi ele aderiu à campanha Pró-Estreptomicina  um antibiótico muito caro, que combatia a tuberculose e inúmeras outras  infecções que grassaram nos anos 40.

No final dos anos 50 eu ancorava O Programa de Estudantes, dirigido pela professora Maria de Lourdes Alves pela Nacional. E aderimos à campanha de Paulo Gracindo que combatia com veemência,  os fogos de estampido, que como sabem, provocavam e provocam acidentes e transtornos. Eu e Gracindo nos empenhamos e a  campanha repercutiu pela Rádio Nacional. Passou a existir mais conscientização e surgiram várias leis municipais e estaduais proibindo os fogos de estampido. Mais ou menos né!? Hoje  há projetos de Lei tramitando  no Congresso. Meio Ambiente na  história...etc.. Mas o fato é que o Brasil é um país de fogueteiros  e as coisas fazem muito barulho e as vezes, não dão em nada. Mas é bom lembrar que essa discussão começou com Paulo Gracindo no início dos anos 60! 

O radialista gostava de ajudar as pessoas e prestigiava sempre os principiantes em que ele farejava talento. Quando via que um colega tinha potencial ele o ajudava na carreira. Há inúmeros casos, mas vou me restringir a apenas alguns.

Wanderléia:
adolescente recebe o aval  de Orlando Silva e o apoio de Gracindo

Cauby Peixoto e Ângela Maria:
empurrão de Paulo Gracindo

                                                   Roberto Carlos:
      antes de ser rei sempre teve vez no Programa de  Gracindo


Orlando Drummond:
 de contrarregra a ator e dublador consagrado.

Geraldo José:
 de humilde servidor de cafezinho a profissional consagrado

 Um caso emblemático, que conto agora para vocês, aconteceu com o especialista em efeitos sonoros Geraldo José e o grande ator e dublador Orlando Drumond. Geraldo servia cafezinho na redação da radio Tupi. Gracindo de vez em quando interrompia o trabalho e gritava: “Geraldo, café”!  E seu apelido acabou ficando Geraldo Café. Orlando Drumond fazia os efeitos especiais nas novelas. Ruídos de passos,  abre e fecha porta. Vidraças quebrando...  aqueles  ruídos que davam mais realismo às cenas. Eis que  Paulo Gracindo descobre  que Orlando Drumond levava jeito para radioator. Pois Drumond andava fazendo imitações pelos corredores da rádio divertindo os colegas. Gracindo aconselhou que Drumond largasse a contrarregra e fosse atuar nas novelas e nos programas humorísticos. Para seu lugar indicou o jovem Geraldo José que já estagiava na função.

E assim surgiu um grande radioator, que se consagraria também na televisão e na dublagem. Graças ao empurrão do Paulo Gracindo. Quanto a Geraldo José se transformaria no maior especialista em efeitos especiais que o Brasil conheceu.

Sempre fui muito amigo de Geraldo José e foi ele quem me contou, com muita emoção a ajuda que recebeu de Gracindo no inicio de sua carreira.

Visitei recentemente Orlando Drumond. Ele tem mais de 102 anos  e me confessou, emocionado,  que "Gracindo foi um anjo que surgiu na minha vida, lá nos anos 40".


Aniversário de Paulo Gracindo com bolo que imita o palco da Nacional. Zezé Gonzaga, Bill Far Heleninha Costa,Dalva de Oliveira e Nelly Amaral.

Gracindo Junior e seu pai: amor e profissionalismo

                                         Gracindo e seu filho

                 que se tornou diretor de alguns de seus sucessos


                             Família Gracindo em torno de seu amado

Entenderam porque Ele é o Bem Amado?

Roberto Salvador autor do blog

Gostaram dessa postagem que diz porque Paulo Gracindo é um cara tão querido por todos? No próximo tem mais, quando falaremos do ídolo no auditório da Rádio Nacional

E visite também nosso canal no Youtube para saber mais sobre a História do Rádio.

Leia também nosso livro !


até breve!


 Queremos preservar a memória do nosso rádio!




Nenhum comentário:

Postar um comentário