sábado, 28 de novembro de 2020

INICIO DOS ANOS 40: O RESPLENDOR DO RADIOTEATRO

 

O RADIOTEATRO ENTRA FIRME NA PROGRAMAÇÃO DAS EMISSORAS

Roberto Salvador 

 

                                  Radioteatro no ar! Radioatores em ação!

Além das radionovelas havia também programas de radioteatro, tais como Obrigado Doutor e  Nada além de dois minutos do genial Paulo Roberto,  Alma do sertão de Renato Murce, No tabuleiro da Baiana, Antigamente era assim e Rádio alegria de Evaldo Rui, Convite à música,  Alô, alô dona História e Rádio caricaturas, interessantes programas de Fernando Lobo. 

Evaldo Ruy, último à direita, cercado de cantores no Café Nice, inclusive Orlando Silva e Francisco Alves. Era compositor e escrevia programas na Nacional

O médico radialista Paulo Roberto escrevia Obrigado Doutor, Nada Além de 2 Minutos, Honra ao Mérito, entre outros programas.

Renato Murce
 autor de Piadas do Manduca, Alma do Sertão e Papel Carbono



                                                 Fernando Lobo
               escrevia Radio Caricatura e Alô, alô dona História.

Citamos uns poucos, diante da enormidade de programas que compunham a programação. Eram programas de variedades, mas que incluíam elenco de radioteatro isto sem citar os programas humorísticos.

A RADIO NACIONAL REINA NO RADIOTEATRO.

 Após o sucesso da Em Busca da Felicidade, a PRE-8 decidiu investir no gênero. Segundo uma pesquisa do IBOPE feita  outubro de 1943 ela  tinha 53,6% de audiência, contra apenas 13,8 da Tupi e 11,1, da Mayrink.

Tais números a animavam a continuar jogando suas fichas  na radiodramaturgia. Tanto que um levantamento feito pela Nacional em 1945  já contemplava  o radioteatro com 14,3%. E os programas de variedades, que também utilizavam radioteatro, com 14,1%  ou seja, quase um terço da programação semanal.

                                 Estúdio de radioteatro da Nacional:
 inaugurado em setembro de 1952 com  tecnologia da época para              receber a programação especial, opção da emissora.

Quando o laboratório Sidney Ross entrou para valer na Nacional com seus produtos patrocinando programas de radioteatro de 9 da manhã às 10 da noite, a Nacional montou o mais numeroso elenco de toda a história do rádio. Praticamente acabou com o radioteatro da   Globo. É que seus astros trocaram os estúdios da emissora de Roberto Marinho na avenida Rio Branco 183 para a Praça Mauá 7, sede da Nacional.

Daisy Lúcide tinha 22 anos:
 troca  a Globo pela Nacional

O livro editado em 1956 em homenagem aos 20 anos da Nacional estampava números impressionantes: de 1940 a 1955, ou seja, em 16 anos foram produzidos 31.180 programas que utilizavam radioteatro, como  humorísticos, documentários, variedades e programas montados. Foram  11.270 horas de irradiação ! Até 1955 a emissora da Praça Mauá transmitiu cerca de 861 novelas.

Floriano Faissal: 
revolução no radioteatro da Nacional...

...com apoio de Vitor Costa 
que havia introduzido a radionovela na emissora nos anos 40

Os números acima citados correspondem a  11.270 horas de irradiação, pouco menos que o total das novelas, mas um número de intervenções superior, pois alguns programas são de menos de 30 minutos. Até dezembro de 1955, o  radioteatro da Nacional irradiou 861 novelas, as mais ouvidas do radio brasileiro, segundo as mais seguras pesquisas de audiência .

Se o radioteatro da Nacional  resolvesse transmitir todas as novelas já irradiadas, gastaria 1 ano, 4 meses, 4 dias e 20 horas e trinta minutos. O papel utilizado nesses 23.513 capítulos daria para erguer uma torre de 4 quilômetros de altura.  Nesse mundo, registraram-se cerca de 470 mil atuações de atores e atrizes, número superior à população de algumas grandes capitais brasileiras.

A radioatriz Isis de Oliveira, pontificava fazendo papéis de mocinha ingênua e provando suspiros, risos e lágrimas vivendo intensamente seus personagens.

 Paulo Gracindo, o Albertinho Limonta, Isis de Oliveira, Soror Helena da Caridade, personagens de O Direito de Nascer (1951/1952) com o cubano Félix Caigné, autor da novela em visita ao Brasil.


RADIOATRIZ ISIS DE OLIVEIRA: "Eu chegava à rádio pela manhã e só saia após fazer a novela das oito. Em meio a ensaios, gravações e transmissões ao vivo, eu fazia as refeições na própria emissora e não tinha tempo para ir até a rua do Ouvidor comprar um par de meias"! 

ISIS DE OLIVEIRA CONTA AINDA: "Eu não me lembro mais dos títulos das novelas que fazia. Eu, na véspera olhava a tabela  e anotava: estou nestes, nestes e nestes horários. Eu ia pelos horários e não pelos títulos. Rapidamente, durante os ensaios eu identificava a personagem e ia para o ar. Era como ir ao camarim e trocar a roupa para viver outro personagem. E fora as novelas, fazíamos ainda o Grande Teatro. Tínhamos muita sensibilidade, prática e  profissionalismo! Era muita dedicação e muito... mas muito trabalho! Era um trabalho gostoso"!  Revelou-me Isis em depoimento.

Nos anos quarenta, além da Nacional e da Tupi, outras emissoras   cariocas já possuíam  elencos de radioteatro e algumas novelas.Destaque para as rádios Mayrink Veiga, Globo, que foi inaugurada em 1944, Clube do Brasil, Ministério da Educação e Tamoio.

A Globo com pouco tempo de inauguração mostrou logo ao que vinha, roubando da Nacional, nada mais, nada menos, que Amaral Gurgel admitindo-o como diretor artístico com alto salário.

Amaral Gurgel
 dinamizou o radioteatro da Globo, mas a Nacional "roubou" muita gente de lá para fortalecer seu elenco nos anos 50.

Amaral levou consigo um pequeno, porém eficiente elenco, tendo a frente a estrela Zezé Fonseca. Contudo nos anos 50 a Nacional roubaria da Globo além dos artistas o próprio Amaral, Lourival Marques e um punhado de artistas.A Tamoio possuía  um trunfo: um poderoso transmissor de onda curta e estrategicamente, a Tupi, transmitia simultaneamente com a onda curta da Tamoio, especialmente nos horários nobres. 

Edifício das Rádio Tupi e Tamoio na Avenida Venezuela 43,
 Zona Portuária do Rio

O sucesso das novelas e dos programas de radioteatro era uma imposição dos ouvintes e dois anunciantes. Sem o apoio da publicidade seria difícil manter um elenco. A produção radioteatral era dispendiosa. A tendência seria as emissoras evitarem o gênero, por causa dos custos.

                                         Lourival Marques:
 dirigia o radioteatro da Globo e também transferiu-se para a                                              Nacional nos anos 50.


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Nosso objetivo é preservar a memória do velho rádio.

até a próxima!








17 comentários:

  1. Aplaudindo, sempre!!!!
    Roberto Salvador garante a história do rádio, transpassada de conhecimento, amor e defesa dessa arte que perpassa pelo tempo!!!!

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  2. Excelente seu trabalho. Registro indispensável para as novas gerações. Obrigada!

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    1. Obrigado Marta por teu comentário. Fico feliz com tuas palavras de incentivo.

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  3. Excelente essa memória do rádio. Parabéns, Roberto Salvador, abraço.

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  4. Obrigado Rogério! Sei que você é sobrinho do grande Paulo Roberto, citado neste trabalho. Você tem o Rádio nas veias!

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  5. Parabéns , Salvador pelo excelente trabalho
    Eu ouvia sempre a Nacional.
    Abraços.

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    1. Obrigado por seu comentário. Já vi que está gostando. Siga nos prestigiando.

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  6. Excelente trabalho.Memória que tem que ser preservada.

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  7. Professor Roberto Salvador é o máximo suas postagens. Parabéns.

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  8. Fico orgulhoso de ser sua amiga e poder mostrar seu trabalho para as antigas e recentes amizades. Que bom registrar seus conhecimentos. Parabéns!

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    1. Maravilha de comentário querida amiga! Meu coração jubiloso, agradece.

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  9. Que maravilha.O Rádio fez parte da minha vida e dos primeiros passos no mundo das artes.Trabalhei aos 10 anos na antiga Rádio Clube de Marília e vindo para a capital na Rádio e TV Tupi.Aos domingos cantava no programa "Ronda dos Bairros".Parabéns.Que lindeza de reportagem.

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  10. Mas que maravilha! Que bom receber seu comentário. Estou muito feliz por você haver gostado e ser também uma radialista desde os primeiros anos! Acompanhe sempre nosso blog e visite nosso canal A Historia do Rádio no Youtube.

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  11. Eu tenho um radio comprado. Sestir o papa. Joao paulo quando teve. Apercida o radio nao falava nao tinha pihlla quando mudano onde moro 2011 acodei com o radio falando na voz do padre vito o momento do meio dia hora do infinito ele rezendo no radio estragado.

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