O RADIOTEATRO ENTRA FIRME NA PROGRAMAÇÃO DAS EMISSORAS
Roberto Salvador
Além das radionovelas havia também programas de radioteatro, tais como Obrigado Doutor e Nada além de dois minutos do genial Paulo Roberto, Alma do sertão de Renato Murce, No tabuleiro da Baiana, Antigamente era assim e Rádio alegria de Evaldo Rui, Convite à música, Alô, alô dona História e Rádio caricaturas, interessantes programas de Fernando Lobo.

Fernando Lobo
A RADIO NACIONAL REINA NO RADIOTEATRO.
Após o sucesso da Em
Busca da Felicidade, a PRE-8 decidiu investir no gênero. Segundo uma pesquisa do IBOPE feita outubro de 1943 ela tinha 53,6% de
audiência, contra apenas 13,8 da Tupi e 11,1, da Mayrink.
Tais números a animavam a continuar jogando suas fichas na radiodramaturgia. Tanto que um levantamento feito pela Nacional em 1945 já contemplava o radioteatro com 14,3%. E os programas de variedades, que também utilizavam radioteatro, com 14,1% ou seja, quase um terço da programação semanal.
Estúdio de radioteatro da Nacional:Quando o laboratório Sidney Ross entrou para valer na Nacional com seus produtos patrocinando programas de radioteatro de 9 da manhã às 10 da noite, a Nacional montou o mais numeroso elenco de toda a história do rádio. Praticamente acabou com o radioteatro da Globo. É que seus astros trocaram os estúdios da emissora de Roberto Marinho na avenida Rio Branco 183 para a Praça Mauá 7, sede da Nacional.
O livro editado em 1956 em homenagem aos 20 anos da Nacional estampava números impressionantes: de 1940 a 1955, ou seja, em 16 anos foram produzidos 31.180 programas que utilizavam radioteatro, como humorísticos, documentários, variedades e programas montados. Foram 11.270 horas de irradiação ! Até 1955 a emissora da Praça Mauá transmitiu cerca de 861 novelas.
Os números acima citados correspondem a 11.270 horas de irradiação, pouco menos que o total das novelas, mas um número de intervenções superior, pois alguns programas são de menos de 30 minutos. Até dezembro de 1955, o radioteatro da Nacional irradiou 861 novelas, as mais ouvidas do radio brasileiro, segundo as mais seguras pesquisas de audiência .
Se o radioteatro da Nacional resolvesse transmitir todas as novelas já
irradiadas, gastaria 1 ano, 4 meses, 4 dias e 20 horas e trinta minutos. O
papel utilizado nesses 23.513 capítulos daria para erguer uma torre de 4
quilômetros de altura. Nesse mundo,
registraram-se cerca de 470 mil atuações de atores e atrizes, número superior à
população de algumas grandes capitais brasileiras.
A radioatriz Isis de Oliveira, pontificava fazendo papéis de
mocinha ingênua e provando suspiros, risos e lágrimas vivendo intensamente seus
personagens.
RADIOATRIZ ISIS DE OLIVEIRA: "Eu chegava à rádio pela manhã e só saia após fazer a novela das oito. Em meio a ensaios, gravações e transmissões ao vivo, eu fazia as refeições na própria emissora e não tinha tempo para ir até a rua do Ouvidor comprar um par de meias"!
ISIS DE OLIVEIRA CONTA AINDA: "Eu não me lembro mais dos títulos das novelas que fazia. Eu, na véspera olhava a tabela e anotava: estou nestes, nestes e nestes horários. Eu ia pelos horários e não pelos títulos. Rapidamente, durante os ensaios eu identificava a personagem e ia para o ar. Era como ir ao camarim e trocar a roupa para viver outro personagem. E fora as novelas, fazíamos ainda o Grande Teatro. Tínhamos muita sensibilidade, prática e profissionalismo! Era muita dedicação e muito... mas muito trabalho! Era um trabalho gostoso"! Revelou-me Isis em depoimento.
Nos anos quarenta, além da Nacional e da Tupi, outras emissoras cariocas já possuíam elencos de radioteatro e algumas novelas.Destaque para as rádios Mayrink Veiga, Globo, que foi inaugurada em 1944, Clube do Brasil, Ministério da Educação e Tamoio.
A Globo com pouco tempo de inauguração mostrou logo ao que vinha, roubando da Nacional, nada mais, nada menos, que Amaral Gurgel admitindo-o como diretor artístico com alto salário.
Amaral levou consigo um pequeno, porém eficiente elenco, tendo a frente a estrela Zezé Fonseca. Contudo nos anos 50 a Nacional roubaria da Globo além dos artistas o próprio Amaral, Lourival Marques e um punhado de artistas.A Tamoio possuía um trunfo: um poderoso transmissor de onda curta e estrategicamente, a Tupi, transmitia simultaneamente com a onda curta da Tamoio, especialmente nos horários nobres.
O sucesso das novelas e dos programas de radioteatro era uma imposição dos ouvintes e dois anunciantes. Sem o apoio da publicidade seria difícil manter um elenco. A produção radioteatral era dispendiosa. A tendência seria as emissoras evitarem o gênero, por causa dos custos.
Aplaudindo, sempre!!!!
ResponderExcluirRoberto Salvador garante a história do rádio, transpassada de conhecimento, amor e defesa dessa arte que perpassa pelo tempo!!!!
Obrigado por teu incentivo! Vamos em frente!!
ExcluirExcelente seu trabalho. Registro indispensável para as novas gerações. Obrigada!
ResponderExcluirObrigado Marta por teu comentário. Fico feliz com tuas palavras de incentivo.
ExcluirExcelente essa memória do rádio. Parabéns, Roberto Salvador, abraço.
ResponderExcluirObrigado Rogério! Sei que você é sobrinho do grande Paulo Roberto, citado neste trabalho. Você tem o Rádio nas veias!
ResponderExcluirParabéns , Salvador pelo excelente trabalho
ResponderExcluirEu ouvia sempre a Nacional.
Abraços.
Obrigado por seu comentário. Já vi que está gostando. Siga nos prestigiando.
ExcluirExcelente trabalho.Memória que tem que ser preservada.
ResponderExcluirObrigado por seu comentário estimulante!
ExcluirProfessor Roberto Salvador é o máximo suas postagens. Parabéns.
ResponderExcluirFico feliz com seu retorno. Grande abraço!
ExcluirFico orgulhoso de ser sua amiga e poder mostrar seu trabalho para as antigas e recentes amizades. Que bom registrar seus conhecimentos. Parabéns!
ResponderExcluirMaravilha de comentário querida amiga! Meu coração jubiloso, agradece.
ExcluirQue maravilha.O Rádio fez parte da minha vida e dos primeiros passos no mundo das artes.Trabalhei aos 10 anos na antiga Rádio Clube de Marília e vindo para a capital na Rádio e TV Tupi.Aos domingos cantava no programa "Ronda dos Bairros".Parabéns.Que lindeza de reportagem.
ResponderExcluirMas que maravilha! Que bom receber seu comentário. Estou muito feliz por você haver gostado e ser também uma radialista desde os primeiros anos! Acompanhe sempre nosso blog e visite nosso canal A Historia do Rádio no Youtube.
ResponderExcluirEu tenho um radio comprado. Sestir o papa. Joao paulo quando teve. Apercida o radio nao falava nao tinha pihlla quando mudano onde moro 2011 acodei com o radio falando na voz do padre vito o momento do meio dia hora do infinito ele rezendo no radio estragado.
ResponderExcluirQue alegria lhe reencontrar professor. Graças a Vc. iniciei minha trajetória no Rádio Esportivo através de um Curso no Sindicato dos Escritores na Tijuca. Onde me indicou para um estágio com o Sérgio Lúis na Rádio Carioca.
ResponderExcluirFaça contato por favor.
Zap(22)99277-2357