sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

TEMPOS DE QUARESMA: O RADIOTEATRO E RELIGIÃO CATÓLICA.

O VELHO RADIOTEATRO E A RELIGIOSIDADE DOS BRASILEIROS
   Nos anos 40 e 50, em pleno apogeu do radioteatro, várias emissoras de rádio abordavam os mais diferentes temas em suas radionovelas e outras atracões da radiodramaturgia. A grande maioria das emissoras de rádio, especialmente as que ficavam no eixo Rio-São Paulo mantinham em seus elencos os mais destacados valores, quer fossem atores, locutores, sonoplastas e redatores. A Nacional do Rio, a Record e a Nacional de São Paulo dominavam a audiência, seguidas de perto pela Tupi, tanto do Rio quanto de São Paulo. Por ser o Brasil, na época, um pais reconhecidamente católico, eram muito apreciados os programas de radioteatro que radiofonizavam a vida de santos e o Novo Testamento.Em vista disso, a Rádio Tamoio, no Rio de Janeiro, até então uma emissora que por ser também de propriedade de Assis Chateaubriand, vivia à sombra da Rádio Tupi, passou, no final dos 40 e início dos  anos 50, a buscar um lugar ao sol no radioteatro carioca, correndo por fora e disputando audiência no horário do final de tarde.Depois da Oração de Ave Maria, às 18 horas com Julio Louzada, entrava a Novela Religiosa. Vamos falar um pouco dessa programação.

  
A Novela Religiosa, que contava a vida dos santos, era  de autoria de Anselmo Domingos, o mesmo diretor  da famosa Revista do Rádio.
Reunião de executivos da Tupi: o primeiro à esquerda é Almirante.Anselmo Domingos,o último no canto direito, escrevia a Novela Religiosa. Era também o diretor da Revista do Rádio.

Mas  a série contou  ainda com a autoria de Maria Muniz.
Anselmo Domingos  também adaptava os capítulos de rádio e os publicava na sua revista.
A novelista Maria Muniz se revezava com Anselmo na produção dos roteiros. Muitos radioatores se projetaram na época: Telmo de Avelar, Nair Amorim, Mildred dos Santos, Alba Regina, Aliomar de Matos entre outros.
Anos 50: Maria Muniz troca ideias com Telmo de Avelar.
Telmo de Avelar, veterano, foi grande dublador de filmes.


Uma das novelas de maior sucesso foi a que Anselmo Domingos escreveu sobre a vida de Santa Terezinha. Durante semanas a Revista do Rádio publicou os capítulos com enorme sucesso, isso em 1958,mas a  série já existia desde o início dos anos cinquenta
A  Revista do Rádio se limitava a publicar os capítulos quase que na íntegra, suprimindo-se, tão somente, as rubricas com as indicações para a técnica, a contrarregra ou sonofonia.
Nair Amorim, hoje veterana dubladora:  Santa Terezinha no rádio.


A Novela Religiosa era um sucesso de audiência. A jovem radioatriz Nair Amorim, que entrou para a Tupi-Tamoio em 1950, possuía uma voz muito doce e por isso mesmo era sempre escalada para fazer os papéis das santinhas e de Nossa Senhora.Ela mesmo nos conta:
Eu vivia sempre as santinhas e conquistei grande admiração do público ouvinte por causa disso. Certa vez  recebi uma emocionada carta de um ouvinte na qual ele me atribuía uma graça que havia recebido. Expliquei-lhe que  eu era apenas uma atriz  e que ele deveria creditar o milagre à santa que ele devotava. Ele argumentou que eu era um instrumento da santinha e como tal  era também responsável. Fatos como esse se repetiram com vários ouvintes. Por conta disso, em determinada ocasião, a direção das Emissoras Associadas me proibiu de posar para fotos trajando maiô ou vestidos provocantes. Era para não afetar minha imagem muito ligada às minhas personagens santas.

Outro fato curioso em relação a esta faixa de horário é contado por Aliomar de Matos.
Foi muito engraçado, eu, a Mildred dos Santos, a Alba Regina e a Janete Clair ficamos as quatro grávidas ao mesmo tempo.Foi quando o Dias Gomes comentou durante um ensaio: com essas barrigas vocês quatro não vão poder ocupar os microfones ao mesmo tempo!
Aliomar de Matos nos tempos da Novela Religiosa.

Aliomar com a filhinha Antonieta

Aliomar e o marido, o ator Silvio Matos
 com o autor do blog no lançamento de  Era do Radioteatro
Janete Clair nos tempos da Tamoio quando conheceu Dias Gomes

Janete, de radioatriz passou a escrever novelas.


Lauro Fabiano: veterano radioator e um astro da dublagem.


Mildred dos Santos,atriz da Tamoio nos anos 50.
Casou-se com o novelista Aldo Viana.São os pais de Galvão Bueno.

Galvão homenageia a mãe no Altas Horas.
Ela preside a Fundação Galvão Bueno em Londrina

Anos 40/50 : Radioatores em ação!

A Rádio Tamoio,realmente, produzia um radioteatro da melhor qualidade

Aliomar de Matos e Jomeri Pozoli. Ele também foi dublador.

Aliomar e Nair Amorim.
Avenida Venezuela 43, segundo andar,centro:
 estúdios da Tamoio.







Nenhum comentário:

Postar um comentário